Para seguir não é preciso ter blog é só ter um gmail e clicar em "Participar deste site" na caixinh

Bonecas de Papel

Boa tarde!
Vamos conhecer um pouco mais sobre as Bonecas de Papel???
Abaixo um pouco da Historia do surgimento e alguns modelos para recortar e brincar...


Bonecas de Papel

 As Bonecas de papel  tiveram seu auge nos anos de 1980,eram figuras de papel que eram recortadas, com roupas e acessórios, cortados separadamente,e depois sobrepostas para formar a brincadeira, essas figuras eram vendidas em  bancas de jornal e papelarias, tem sido uma alternativa de brincadeira de baixo custo por cerca de dois séculos , pois atualmente as figuras das bonecas estão sendo utilizadas em diversos tipos de arte, as bonecas vem retomando seu espaço entre as crianças, nos dias atuais, agora no formato digital.



As bonecas de papel existem desde que existe o papel. As figuras de papel foram usadas em rituais em cultura asiática, durante vários séculos. Uma cerimônia japonesa de purificação, que data pelo menos de 900 A.D., incluiu uma figura e um objeto de papel dobrado, semelhante a um kimono, foram lançados ao mar em um barco. À exceção do kimono mencionado anteriormente, estas figuras de papel não cabem a rigor na definição de boneca de papel porque não incluem roupas para as figuras. Os exemplos das primeiras bonecas de papel verdadeiras foram encontrados em grandes centros como  Viena , Berlin Londres e Paris.  Eram figuras pintadas a mão e trajes criados para o divertimento de adultos ricos. Alguns acreditam que tenham sido feitos por uma costureira para mostrar formas reais, ou podem ter sido feitos como sátiras sócio-políticas das figuras populares da época. Em um museu parisiense encontra-se um conjunto de figuras raras pintadas a mão, datadas do final dos anos 1780.
Em 1791, uma propaganda de Londres anunciou uma nova invenção, então chamada a boneca inglesa. Era uma figura de uma jovem, com oito polegadas de altura, com um guarda-roupa completo de roupa íntima, acessórios para cabelos e seis conjuntos de roupa completos. Bonecas semelhantes a esta foram vendidas também na Alemanha. As bonecas de papel só passaram a ser produzas em larga escala e para as camadas mais populares no início do século xx. 
 Nos anos 1900 houve uma febre das bonecas de papel nos muitos setores voltados para a mulher e a criança, como revistas femininas e infantis. Elas passaram a aparecer também no cadernos femininos e infantis de diversos jornais e outras publicações. Muitos artistas dedicaram-se anos a fio à criação e publicação das bonecas. A era de ouro das bonecas de papel ocorreu entre as décadas ,1930 e 1950  quando sua popularidade atingiu índices nunca superados. Mesmo durante a Segunda Guerra Mundial  elas continuaram sendo fabricadas, apesar da escassez de papel.

A primeira boneca comercial foi fabricada em Londres  (1810) por S&J Fuller, e chamava-se Little Fanny. A primeira boneca de papel produzida na  America do Norte foi em  Boston (1812) por J. Belcher. Nos anos 1820, conjuntos de bonecas eram produzidos na Europa e exportados para crianças de famílias abastadas em outras partes do mundo. A primeira boneca de papel retratando uma pessoa famosa foi da bailarina Marie Taglioni, nos anos 1830 e nos anos 1840 foi publicado outro conjunto reatratando desta vez a bailarina Fanny Elssler e nesta mesma década foi publicada a boneca da   Rainha Vitoria Atualmente estas bonecas são consideradas valiosas raridades.

Bem como criar suas próprias bonecas. Além disto, algumas das bonecas trazem complementos que podem ser coloridos pela criança. O fato de ser um brinquedo bi-dimensional exige que a criança se utilize mais da imaginação do que o fazem os brinquedos tri-dimensionais e com detalhes mais realísticos, com acessórios prontos, que não dependem da criatividade da criança. As bonecas de papel atuam sobre a imaginação da criança como as ilustrações dos,  livros  estimulando-a sem dar todas as respostas, cabendo à criança completar a criação com seu imaginário próprio.




Obs. Imagens retiradas do Google, se alguém for o dono e se sentir lesado, deixe o comentário que darei os créditos devidos ou retiro as imagens se assim preferir.

Brinquedos antigos: Infância feliz.

BOOOOO dia!!!


Esses dias dando uma organizada na  minha bagunça, encontrei algumas bonecas e brinquedos da minha infância, que foi o que me levou a esse post.
Encontrei algumas barbies, umas chuquinhas,alguns tazos e alguns outros brinquedos que fizeram parte da minha infância e que estavam guardados ha bastante tempo, eu sempre fui muito caprichosa com meus brinquedos, eu e minha irma passávamos horas brincando de bonecas, lembro o nome de quase todas, tempo bom, em que a gente se divertia, sem a tecnologia dos dias atuais, que  acabam com a imaginaçao e a criatividade das nossas crianças, fico vendo tantas crianças que conheço que tem todos os brinquedos que eu sempre sonhei ter, mais que não aproveitam nada, pois ficam o dia todo na frente de um computador, tablets e celulares e perdem o melhor da vida sem ao menos perceberem.

Vejam alguns brinquedos que fizeram parte da minha infância, e comente quais fizeram parte da sua.
bjks ate mais


Fofolete



  A Fofolete e uma bonequinha  do tamanho de uma caixa de fósforos que ,surgiram no final dos anos 70, e tiveram seu auge nos anos 80 e depois de um tempo desaparecidas voltaram a ser lançadas com um look mais moderno. Primeiramente foram fabricadas pela Trol e depois nos anos 80 pela Estrela. Um sucesso: foram 12 milhões de peças vendidas e superou o super conhecido Jogo da Vida.



Tazo

Tazo é um pequeno disco colecionável que foi uma verdadeira febre no Brasil e Portugal na década de 19901 . Era comum a prática de aposta de tazos entre crianças. André Fernando Schröder foi campeão brasileiro de 1993 a 1997 e Leonardo Schrago foi campeão brasileiro e sul-americano de 1999 a 2004.



 tinha tambem o Pega Tazo: Uma mão feita de "geleca" lançada na coleção do Máskara, feita para brincar de pegar os tazos.
 Existem vários tipos de tazos: voadores, master-tazos, metalizados, reflexivos, spinners (tazos que se transformam em piões), e outros. Várias coleções foram lançadas pela empresa Elma Chips , e também pela marca de chiclete Ping Pong.
Alguns exemplos de coleções de tazos, e seu ano de produção:




Boneca Pinturinha

Eu e minha irmã tínhamos dessas bonecas,se eu me lebro bem elas vinham com uma esponjinha para maquiagem que a gente molhava na água morna e passava sob seus olhos e ele ficavam rosados, como se fosse maquiagem, e depois sumia, ate pouco tempo ainda tinha a minha.







Boneco Baby

Na década de 90 esse brinquedo virou febre devido ao sucesso da série "Família Dinossauro". 












Boneca Moranguinho

 As Bonecas Moranguinho surgiram ha bastante tempo,Cindy Moyer Patton e Janet Jones desenharam os personagens restantes da linha clássica da Moranguinho. Lyn Edwards foi o editor da linha e também o homem que deu vida aos personagens. Ele desenvolveu o perfil e a história de cada personagem. A primeira boneca lançada foi uma boneca de pano, dirigida por Muriel Fahrion e criada por Suzan Trentel, irmã de Fahrion.
As Bonequinhas com a cabeça em formato de Morango e com cheirinho, sao famosas ate hoje, mas com algumas modificaçoes, tanto no modelo como no estilo das roupinhas.




Bonecas Chuquinhas

Quem nunca teve ou nao se lembra dessas fofurinhas? essas bonequinhas bem pequenininhas, gordinhas e com cheirinho de bebe lancada pela Estrela, eu tenho as minha ate hoje.







Pega Peixe

O brinquedo Pega-Peixe se popularizou muito no fim dos anos 80 e na década de 90. O objetivo era capturar o maior número de peixinhos dentro de um “lago” de plástico.
Na ponta das varinhas e na boca dos peixes haviam imãs, o laguinho rodava e um mecanismo fazia com que os peixes abrissem e fechassem a boca rapidamente, atualmente foram lançados varios modelos novos entre os mais conhecidos esta o da dupla de palhaços Patati e patata, mais a ideia continua a mesma.







Gelo-Cósmicos

Os Gelo-Cósmicos foram uma febre na década de 90. Lançados pela gigante Coca-Cola em 1997. Ao juntar 10 tampas metálicas ou 5 plásticas poderia ser trocado por 1 envelope contendo 2 Gelo-Cósmicos + 1 Card + 1 Adesivo ou 2 Gelo-Cósmicos + 1 Card, o objetivo era juntar o maior numero e de diferentes modelos, tinham alguns que ficavam verdes no escuro. 






"Bichinho Virtual"

O "Bichinho Virtual" ou Tamagotchi, era um aparelhinho "eletrônico", que tinha como objetivo,a responsabilidades pois tinha que ser  cuidado e alimentado para que não morresse.
O Tamagotchi foi lançado em 1996 pela empresa japonesa Bandai. Se tornaram febre no Brasil no fim da década de 90, se tornando extremamente populares entre as crianças e até adolescentes, encontrado em diversas cores, formatos e nomes diferentes.




Muitos desses brinquedos alem de divertir tinham a função de estimular a imaginação e a criatividade, por isso sou apaixonada pelos brinquedos antigos, pois não fazem mais brinquedos como antigamente.




bolo de maçã com farofa

Ola!!!

Meus queridos e queridas, que tao um bolinho de maçã com farofa, para o cafezito da tarde??
E um bolo bem simples e que fica uma delicia, alem de aromatizar toda a casa quando vai para o forno.





          INGREDIENTES

        4 maçãs pequenas descascadas
         4 ovos
         1 copo americano de óleo
         2 xícaras de farinha de trigo
         2 xícaras de açúcar
         1 colher de pó royaL


            farofa 

         2 colheres de creme vegetal (margarina)
         1 colher de azeite
         1 xícara de açúcar
         2 xícaras de farinha de trigo
         1 colher de chá de fermento para bolo
         Canela a gosto





           mODO DE pREPARO


bATER AS CASCAS DA MAÇà COM OS OVOS E O ÓLEO NO LIQUIDIFICADOR, COLOCAR EM UMA TIGELA, O AÇÚCAR, O TRIGO E A MAÇàCORTADA EM QUADRADINHOS E DESPEJAR OS INGREDIENTES DO LIQUIDIFICADOR, MISTURAR TUDO E COLOCAR NA ASSADEIRA.
   oBS: NÃO VAI ÁGUA , POIS A MAÇà SOLTA MUITA ÁGUA.


PARA FAZER A FAROFA:


EM UM RECIPIENTE JUNTE TODOS OS INGREDIENTES, E COM AS MAOS MISTURE TODOS ATE FICAREM ESFARELADOS, DAÍ COLOQUE EM CIMA DO BOLO E LEVE PARA ASSAR EM FORNO MEDIO POR MAIS OU MENOS 30 MINUTOS, ESPETE UM PALITO PARA VER SE ESTA ASSADO E PRONTO!!!!
                  
      




















Toalhas de croche



esses modelos de toalha são feitos com mini toalhinhas redondas que depois são juntadas e passado bico, muito simples e fácil.

ultimos trabalhinhos

Bom dia!!!!


Esses são alguns dos meus últimos trabalhinhos, ainda tenho bastante para postar, mais falta tempo para tirar as fotinhos, espero que gostem e tenha um ótimo final de semana...




capa para garrafão de água

capa para vidro


esse foi um mini bule que fiz, so para aproveitar uns restinhos de linha, fiz de cabeça, e não eh que ficou engraçadinho. rsrs





capa para liquidificador



Onde foram parar os papeis de carta?

Bom dia!


Hoje viajando pelo mundo da internet, encontrei uma coisa que me faz recordar uma linda fase da minha infância, e deixou uma pergunta no ar: Onde foram para os papeis de carta?

Se perguntarmos para as crianças de hoje em dia certamente não vão saber do que estamos falando, mais algumas de nos jamais esqueceram, daqueles lindos papeis coloridos, com figuras meigas e delicadas, que tinham  cheirinho,Ahhhhh que saudades que tenho daquele meu fichário, com aqueles papeis que eu tanto amava,mais com tantas lembranças não podia esquecer onde os meus foram parar, me lembro como se fosse hoje, estava eu no 2° ano do Primário, tinha um fichário que fui montando com muito custo, com papeizinhos ganhados de um e de outro,pois eram muito caros e eu não tinha condições de compra-los, a gente trocava, os que tinha repetido, e tinham aqueles que eram muito raros e a gente nunca conseguia, ate que um dia, resolvi levar para a escola para mostrar para algumas amigas, e acabei esquecendo em baixo da carteira, chorei chorei, chorei tanto, mais não adiantava, pois nunca mais o vi novamente.
Ate hoje sinto falta e vendo alguns que encontrei pela internet, me deu vontade de voltar, a aquele tempo, e poder guarda-lo pois tenho certeza que se nao os tivesse perdido os teria ate hoje..


Que saudade!!!!











As vezes acho que nasci na década errada, tenho princípios que já se perderam, e amo as coisas que já não se dá mais valor.

"As vezes acho que nasci na década errada, tenho princípios que já se perderam, e amo as coisas que já não se dá mais valor."

As vezes sinto uma vontade que quase não se cabe em mim...
morar no campo,construir uma cabana e viver feliz...



Com a correria do dia a dia, esquecemos que são coisas tao simples que podem nos fazer feliz, deixamos de valorizar gestos de carinho, o romantismo, deixamos os sentimentos de lado, valorizamos o que não tem nenhum valor.
Sempre tive um sonho: ter uma casinha bem rustica, num lugar bem isolado, cercado de arvores, com um lago, e alguns animais pra cuidar, esquecer as responsabilidades, os problemas, o estresse a busca implacável, por nem se sabe o que, poder refletir, sonhar e sorrir só de olhar a volta ter tempo para ver o quanto tudo eh tao lindo,o quanto Deus eh maravilhoso, esquecer da rotina, desligar o relógio, jogar fora o despertador, acordar com o canto dos pássaros, admirar o por do sol, e o brilho das estrelas sem se preocupar com o dia de amanha....

Quando vejo essas pinturas me transporto para os meus sonhos, lugares que não sei se existem, mas que me passam uma tranquilidade, pureza e uma vontade de estar ali, e viver para sempre....










LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blog Circulo

Circulo no Facebook

Twitter Circulo