Para seguir não é preciso ter blog é só ter um gmail e clicar em "Participar deste site" na caixinh

Bonecas de Papel

Boa tarde!
Vamos conhecer um pouco mais sobre as Bonecas de Papel???
Abaixo um pouco da Historia do surgimento e alguns modelos para recortar e brincar...


Bonecas de Papel

 As Bonecas de papel  tiveram seu auge nos anos de 1980,eram figuras de papel que eram recortadas, com roupas e acessórios, cortados separadamente,e depois sobrepostas para formar a brincadeira, essas figuras eram vendidas em  bancas de jornal e papelarias, tem sido uma alternativa de brincadeira de baixo custo por cerca de dois séculos , pois atualmente as figuras das bonecas estão sendo utilizadas em diversos tipos de arte, as bonecas vem retomando seu espaço entre as crianças, nos dias atuais, agora no formato digital.



As bonecas de papel existem desde que existe o papel. As figuras de papel foram usadas em rituais em cultura asiática, durante vários séculos. Uma cerimônia japonesa de purificação, que data pelo menos de 900 A.D., incluiu uma figura e um objeto de papel dobrado, semelhante a um kimono, foram lançados ao mar em um barco. À exceção do kimono mencionado anteriormente, estas figuras de papel não cabem a rigor na definição de boneca de papel porque não incluem roupas para as figuras. Os exemplos das primeiras bonecas de papel verdadeiras foram encontrados em grandes centros como  Viena , Berlin Londres e Paris.  Eram figuras pintadas a mão e trajes criados para o divertimento de adultos ricos. Alguns acreditam que tenham sido feitos por uma costureira para mostrar formas reais, ou podem ter sido feitos como sátiras sócio-políticas das figuras populares da época. Em um museu parisiense encontra-se um conjunto de figuras raras pintadas a mão, datadas do final dos anos 1780.
Em 1791, uma propaganda de Londres anunciou uma nova invenção, então chamada a boneca inglesa. Era uma figura de uma jovem, com oito polegadas de altura, com um guarda-roupa completo de roupa íntima, acessórios para cabelos e seis conjuntos de roupa completos. Bonecas semelhantes a esta foram vendidas também na Alemanha. As bonecas de papel só passaram a ser produzas em larga escala e para as camadas mais populares no início do século xx. 
 Nos anos 1900 houve uma febre das bonecas de papel nos muitos setores voltados para a mulher e a criança, como revistas femininas e infantis. Elas passaram a aparecer também no cadernos femininos e infantis de diversos jornais e outras publicações. Muitos artistas dedicaram-se anos a fio à criação e publicação das bonecas. A era de ouro das bonecas de papel ocorreu entre as décadas ,1930 e 1950  quando sua popularidade atingiu índices nunca superados. Mesmo durante a Segunda Guerra Mundial  elas continuaram sendo fabricadas, apesar da escassez de papel.

A primeira boneca comercial foi fabricada em Londres  (1810) por S&J Fuller, e chamava-se Little Fanny. A primeira boneca de papel produzida na  America do Norte foi em  Boston (1812) por J. Belcher. Nos anos 1820, conjuntos de bonecas eram produzidos na Europa e exportados para crianças de famílias abastadas em outras partes do mundo. A primeira boneca de papel retratando uma pessoa famosa foi da bailarina Marie Taglioni, nos anos 1830 e nos anos 1840 foi publicado outro conjunto reatratando desta vez a bailarina Fanny Elssler e nesta mesma década foi publicada a boneca da   Rainha Vitoria Atualmente estas bonecas são consideradas valiosas raridades.

Bem como criar suas próprias bonecas. Além disto, algumas das bonecas trazem complementos que podem ser coloridos pela criança. O fato de ser um brinquedo bi-dimensional exige que a criança se utilize mais da imaginação do que o fazem os brinquedos tri-dimensionais e com detalhes mais realísticos, com acessórios prontos, que não dependem da criatividade da criança. As bonecas de papel atuam sobre a imaginação da criança como as ilustrações dos,  livros  estimulando-a sem dar todas as respostas, cabendo à criança completar a criação com seu imaginário próprio.




Obs. Imagens retiradas do Google, se alguém for o dono e se sentir lesado, deixe o comentário que darei os créditos devidos ou retiro as imagens se assim preferir.

18 comentários:

  1. Oi Paulinha!
    Muito legal teu post,adorei saber da história dessas bonequinhas de papel. Tinha uma caixa cheinha delas, vivia trocando os vestidinhos...era muito bom!
    As minhas se pareciam como essas da última imagem...
    Obrigada por sua visita, adorei! Venha sempre que quiser ao meu cantinho, será muito bem vinda.
    bjus, e um ótimo feriado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Yves, fico feliz que tenha gostado, volte sempre

      Excluir
  2. BOM DIA, COLEGA PAULA!
    QUE POSTAGEM SUPIMPA E INFORMATIVA. AMO BONECAS, O UNIVERSO DELAS É FASCINANTE. :)
    MOÇA...
    HOJE MEU BLOG "GAM DOLLS (2)" ESTÁ COMPLETANDO 3 ANOS DE EXISTÊNCIA. VENHA PARTICIPAR DO MEU "CONCURSO CULTURAL RELÂMPAGO".
    DE REPENTE, VOCÊ LEVA PRA CASA 3 MIMOS ESPECIAIS, FEITOS POR MIM. TE ESPERO POR LÁ!
    TENHA UM ÓTIMO FERIADÃO.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pelo convite, vou dar uma passadinha la.

      Excluir
  3. OI FLOR OBRIGADA PELO CARINHO DE SUA VISITA, UM BEIJO!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada valdineia, fico muito feliz com sua visita

      Excluir
  4. Paulinha que lindas as bonecas de papel, me lembro de quando eu era criança eu tinha várias bonecas de papel, adorava colocar roupas nelas, Paulinha boa sorte no concurso beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Paulinha, eu não tinha nem ideia da história dessas bonequinhas. Tive muitas, meu pai assinava uma revistas mensal que vinha sempre uma boneca dessas com algumas peças de vestuário. Eu ficava só esperando a revista chegar. Acho que hoje já não atraem mais as meninas desta época mas como eu não tinha nem televisão, as bonecas eram um mundo a explorar, e eu fazia com uma felicidade imensa. Tinha esquecido delas, que bom que vc revivou minha memora. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem nao conhecia Joana, vi algumas no blog de uma amiga e fiquei curiosa para saber a historia, obrigado pela visita e volte sempre.

      Excluir
  6. Oi Paulinha!
    Eu e minhas irmãs tivemos, na década de 80 e curtíamos muito. Como postado, o custo era baixo e nos estimulava a criar roupinhas. Vinham com um ímã. Até hoje lembro da carinha da que a minha irmã tinha. Era uma material mais durinho, tipo madeira e íamos trocando as roupinhas. Bem legal!
    Hoje podemos achar várias opções na internet e com muito glamour.
    Abração e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  7. Que legal Marcia, esses eram brinquedos realmente muito interessantes, que com certeza estimulava a imaginacao, alem de divertir. obrigado pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  8. Paulinha, querida,

    Adoro sua presença sempre bonita em meu blog.

    Querida, na minha infância, eu e irmãs tinhámos muitas bonequinhas de papel....que saudades!!

    Adorei saber a história delas.

    Tenha uma semana bem linda,

    beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pelo carinho, querida Ligia, gosto uito de estar no seu blog, pois eh muito encantador e traz uma paz, bjs e volte sempre

      Excluir
  9. Nossa que volta a minha infância agora!
    eu tive uma bonequinha de papel com várias roupinhas lindas rsrs

    adorei o post.

    Grande beijo

    http://blogdakeeka.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou do post, volte sempre.
      bjs e otimo dia!

      Excluir
  10. Eu amava essas bonequinhas de papel, brinquei muito, tinha coleção, tempos deliciosos, há um tempinho atrás ganhei novamente, estão bem guardadinhas. foi um tempo tão bom.
    beijos, bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom né Ana, eh tao bom poder relembrar os bons tempos, obrigada pela visitinha.

      Excluir

fico muito feliz com sua visita ao meu cantinho, e mais ainda por comentar e deixar se carinho... que deus abencoe e volte sempre.... bjks paulinha

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blog Circulo

Circulo no Facebook

Twitter Circulo